Boas ideias, belas fotos!

Fotografar é transformar uma parte de um momento factual qualquer em história. O ato de fotografar é intencional para posteridade, é manter em memória uma situação. Comumente, esse ato é feito em  tempos felizes. Depois de sua descoberta e da fotografia ser usada para este fim, veio a publicidade e algumas pessoas se utilizaram dessa ferramenta em prol da profissão. A fotografia tem uma história fantástica que começa por volta de 350 a.C.,com o método de observar eclipses solares na câmara escura, inventada por Aristóteles e, daí em diante, esse fenômeno só foi motivo de pesquisas para que hoje tivéssemos a tecnologia que temos.
Agora, você consegue imaginar um mundo sem a fotografia, sem imagens paradas, porém reais, de fatos que aconteceram?
O ato de fotografar não é tão fácil quanto parece. É preciso ter o equipamento adequado, saber manuseá-lo, ter noção de espaço e enquadramento, tentar fugir do enquadramento central, aquela foto em que a figura principal destaca-se no centro e o resto é aleatório. Quando for fotografar, tente preencher o enquadramento, onde a figura principal (pessoa, objeto, bicho) fique mais à lateral, entretanto focado no bom senso e bom gosto. Não exagere para que sua foto não fique brega.

Veja alguns enquadramentos:

Enquadramentos.  

Agora, para fotografias profissionais, é preciso conhecer determinadas técnicas para cada setor a ser fotografado: publicidade – qualidade, moda – versatilidade, fotojornalismo – velocidade, natureza – portabilidade, eventos sociais – praticidade, casamentos – confiabilidade.
Trabalhar os elementos na fotografia é pensar em plano – corte e enquadramento – foco – desfoque, profundidade de campo – movimento – em maior e menor grau, estática – forma – espaço – ângulo – posição da máquina – cor – gradação de cinzas, as cores – textura – impressão visual – iluminação – sombras, luzes – perspectiva – linhas, equilíbrio e composição – balanço – arranjo visual dos elementos.
Para os autodidatas é legal testar esses elementos, fazer modificações no cenário da foto, estudar o equipamento e com boas ideias tirar belas fotos.

0 comentários:

Postar um comentário

A Fiz agradece o seu comentário!