WebP o JPEG do século XXI?


A Google Inc. criou um novo formato de imagem, que foi chamado de WebP (a pronúncia é “Uépi”, segundo a empresa), capaz de gerar arquivos até 40% menores que os populares JPEG. A ideia é tornar a Internet mais leve.
Além dessa vantagem, este tipo de arquivo conta com suporte para animações (assim como os GIFs) e ainda pode aproveitar a transparência — funcionalidade comum nos arquivos de imagem PNG.
A companhia estima, que 65% da internet é formado por imagens. Portanto, o WebP (Uépi, não esqueça), pode fazer com a internet fique 25% mais rápida.
Há um bom tempo o formato JPEG se estabeleceu como tipo de imagem mais aceito por vários softwares e sites, como serviços de compartilhamento online de imagens, browsers, editores de fotografias, vídeo e até por dispositivos físicos como câmeras digitais. Ele tem larga compatibilidade e aceitação.
Criado em 1983, seu algoritmo utiliza compressão de imagem com perda de dados, uma técnica chamada lossy data compression, mantendo uma qualidade mínima em relação ao arquivo original, mas que destrói certos detalhes da imagem. Em relação ao formato Bitmap (BMP), mais utilizado na época e que não possui esta compressão, os arquivos chegam a ser dez vezes menores. Em outras palavras, uma foto com mais de 3 MB em BMP, pode ser convertida para JPG, com cerca de 200 kB.
1053233115192359
É importante lembrar que o WebP não foi desenvolvido para quem trabalha com imagens em altíssima resolução, mas sim para diminuir o tráfego de dados ao carregar páginas da web. Padrões de web são difíceis de mudar da noite para o dia e, se o novo formato vingar, veremos ele ser implementado aos poucos lado a lado com o JPEG, formato padrão atualmente.
Suporte atual do WebP:
  • Navegadores: Google Chrome e Opera (nativamente), Internet Explorer, Safari, Firefox e outros via javascript
  • Editores de imagens: Picasa (3.9), Gimp (2.6 via plugin e 2.8 nativamente), Adobe Photoshop (CS5 em diante) e outros

0 comentários:

Postar um comentário

A Fiz agradece o seu comentário!