Conar pede suspensão de anúncios da Itaipava e do Gelol

O órgão apontou que propaganda do Gelol pode incentivar o uso indevido da pomada por crianças com menos de dois anos.


Itaipava Light
Itaipava Light: segundo Conar, anúncio segundo o qual a bebida é 25% menos calórica não especifica o produto ao qual a Itaipava Light é comparada
O Conar, órgão de autorregulamentação da propaganda no Brasil, aconselhou nesta ultima quinta-feira (18/07/2013) que dois anúncios, um da Itaipava e outro do Gelol, deixem de ser veiculados pelos meios de comunicação. A decisão foi em uma reunião do Conselho de Ética da instituição no Rio de Janeiro.
No caso do Gelol, um anúncio impresso mostra bebês com menos de um ano aprendendo a andar e inclui a frase “é com os tombos que a gente aprende, cresce e evolui na vida. Não basta ser remédio, tem que ser Gelol".
A direção do Conar questionou o incentivo do uso do produto por um público para o qual a pomada não é recomendada. Segundo porta-voz do órgão, o Gelol só pode ser usado por consumidores com mais de 2 anos de idade.
Já a Itapava veiculou uma peça publicitária cujo slogan é "Itaipava Light. 25% menos calorias. 22% menos álcool*. 100% cerveja".
Para o órgão, falta a clareza à frase, que não especifica o produto ao qual a Itaipava Light é comparada. O anúncio foi veiculado em mídia exterior, como shoppings, pontos de ônibus, outdoors e aeroportos.
Ambos os anúncios já não estão em circulação atualmente. Ainda assim, a recomendação do Conar garante que eles não voltem a ocupar a mídia no futuro.




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