12 tecnologias que deixarão de existir

Imaginem só o quanto de lucro essas coisas já não geraram pra quem trabalhou com a publicidade das mesma!

shutterstock_51955312Disquetes, walkmans, discmans, VHS e fitas cassetes. Estes são alguns exemplos de equipamentos que ficaram “ultrapassadas”, isto é, outras tecnologias vieram e essas deixaram de ser utilizadas. Quem nunca sonhou quando criança (claro, aqueles que nasceram nos anos 90), assim como eu, em ter um discman?

Eu ainda sonho em ter um, mesmo tendo um smartphone com um cartão de memória de 4 GB que cabe mais música do que posso me lembrar. Mas, e as tecnologias que ainda conseguem sobreviver ao tempo, vão estar vivas até quando? Veja agora 12 exemplos de tecnologias que estão com os dias contados!
Máquinas fotográficas e filmadoras 
A imensa maioria dos celulares hoje, inclusive os mais “simples”, tem uma câmera que funciona para tirar foto e, em alguns casos, para filmar. Os smartphones, por exemplo, além de poderem filmar e tirar fotografias, tem a vantagem de terem aplicativos que podem adicionar filtros às fotos, e até mesmo modificá-las da maneira que quiser. Claro, as câmeras profissionais com certeza irão estar vivas por mais um longo período.
imagem 1
Os celulares costumam estar conosco em qualquer lugar que formos, ao contrário das câmeras fotográficas ou filmadoras, que nós só recorremos a elas para tirar fotos, ou filmar.
Linha telefônica fixa 
A cada dia que passa, nós ficamos menos tempo em casa e por isso, ou simplesmente por facilidade, costumamos passar o número de nosso telefone móvel (ou celular). Chegamos ao ponto de primeiro perguntar: é de qual operadora?
imagem 2
Portanto, podemos dizer com certeza: o telefone fixo está com os dias contados! Além disso, as redes sociais e as sms que acompanham os smartphones facilitam a comunicação entre as pessoas, além de agilizar.
Disco rígido e CD’s 
Precisa falar alguma coisa? Foi-se o tempo em que você reunia os amigos pra ir até uma loja de cd’s pra ver se chegou aquele tão esperado cd novo da sua banda favorita. Eu ainda gosto de ir até uma loja e comprar um cd de uma banda que eu tanto gosto, mas não faço com tanta frequência quanto gostaria, pois a minha condição financeira não permite.
imagem 3
Além disso, gravar um trabalho muito importante de colégio ou faculdade em um cd ou dvd já está ultrapassado. Com certeza a facilidade em gravar em um pendrive ou até mesmo um cartão de memória supera qualquer cd-rw, não é mesmo?
Pra quem é dos anos 80, se alguém te dissesse naquela época que os discos de vinil deixariam de existir, o que você pensaria?
Óculos 3D 
Quando criado os filmes em três dimensões, foi desenvolvido este dispositivo para que pudéssemos ter uma sensação tridimensional. Mas esses óculos não são muito confortáveis, principalmente pra quem usa óculos de grau.
cinema-oculos-3d-436
Com isso, recentemente, várias tecnologias estão sendo desenvolvidas pra que possamos deixar de usar os óculos para assistir aos filmes em 3D, bem como já acontece com o Nintendo 3DS.
Empresas como a HTC e a LG já lançaram dispositivos que permitem às pessoas experimentarem imagens 3D a olho nu.
Controle remoto 
Os primeiros televisores não tinham controle remoto, fazendo com que o usuário se levantasse para mudar de canal. E é isso que irá acontecer.
imagem 5
Muitas empresas estão investindo em televisores que possam mudar de canal através de gestos e comandos de voz. Além disso, pretende-se utilizar smartphones para que possam servir de controles remotos. Por mais que isso demore ainda um tempo para acontecer, com certeza os controles que conhecemos hoje logo deixaram de existir.
DVD player 
imagem 6
Lembra-se do VHS? Pois bem, os aparelhos de DVD também estão deixando de existir, já que os aparelhos de Blu-ray estão muito populares. Porém, serviços como Netflix também passaram a ser adotados por muitas pessoas, sem contar que computadores e consoles modernos já podem executar esse tipo de serviço. Acredita-se que logo será inútil ter um aparelho pra executar essa função.
Máquinas de fax 
Provavelmente você não tenha um desses em casa, mas empresas e algumas pessoas tem um desses para transmissão rápida de documentos, muitas vezes quando se necessita de assinatura. Todavia, temos várias ferramentas para o envio de documentos, como e-mails, mensageiros instantâneos, entre outros, econômicos e rápidos, além de permitir a visualização do documento em questão por mais tempo.
imagem 7
O uso da assinatura digital está em constante evolução, permitindo às pessoas a realizarem autorizações de maneira eletrônica. Por isso, podemos afirmar que as máquinas de fax estão com os dias contados.
Relógios de pulso comum 
imagem 8
Por mais que você tenha um relógio em seu pulso, quantas vezes você já se pegou olhando as horas em seu celular ao invés de seu relógio de pulso? Mesmo quando chegamos em casa, temos relógios em todos os lugares: computadores, televisores, celulares, micro-ondas, entre outros. Provavelmente, o relógio de pulso não deixará de existir, e sim substituído por algum gadget que será utilizado no pulso, como os smartwatchs que estão sendo desenvolvidos pelo Google.
Sistemas operacionais baseados em janelas 
imagem 9
Assim como a Microsoft fez com o Windows 8, o sistema operacional adotado pela empresa com uma “Área de trabalho com janelas” provavelmente irá deixar de existir, abrindo espaço para sistemas adaptados a telas sensíveis ao toque, ou tecnologia touchscreen.
Monitores e TV’s ”de tubo” 
imagem 10
Embora raramente utilizado, ainda encontra-se monitores e TV’s CRT (sigla para o termo cathode ray tube, em inglês, ou “tubo de raios catódicos”), pois chama a atenção de compradores pelo seu baixo preço, mas logo serão substituídos pelos mais modernos, já que as telas de TV e monitores mais finos são tecnologicamente mais avançados, sem contar que o custo de sua fabricação já está menor.
Pagers
imagem 11
Sim, eles ainda existem e tem quem os use! Com finalidade de você encontrar alguém, os pagers foram caindo em desuso com o advento dos celulares móveis. As funções de um pager não o faz ser essencial, com isso logo logo eles deixaram de existir.
Máquinas de escrever 
imagem 12
Muito importante para a formulação de documentos, trabalhos escolares, cartas e entre outras funções, as máquinas de escrever evoluíram e muito, desde modelos mecânicos até elétricos. Hoje em dia, há poucas dessas em utilização, mas seu legado será eterno, ainda permanecendo entre nós por alguns anos.
E aí, o que acha? Irão durar até quando? Tem outra coisa que logo nos deixará? Comente!


0 comentários:

Postar um comentário

A Fiz agradece o seu comentário!