5 coisas que você deve evitar ao projetar um logotipo

Se você deseja de forma profissional projetar suas habilidades e seu objetivo com o seu logotipo de maneira que possa obter aplausos gratificante e bons resultados para o seu trabalho, você precisa seguir alguns princípios técnicos. Claro, você pode e deve em alguns casos contratar a ajuda de profissionais  para auxilia-lo a escolher dentre uma multidão de logos e fontes já pré existentes no mercado e comunidade criativa do mundo, o melhor logo possível que defina seu produto ou empresa. Juntamente com a sua criatividade, o senso artístico e poder de imaginação de um profissional mais suas ideias podem criar coisas incríveis que além de te deixar satisfeito vão invadir a mente de seus futuros clientes fazendo com que eles nunca se esqueça de sua marca, porém é sempre bom ficar atento as coisas vitais, você deve estar sempre ciente dos erros comuns que se cometem quando se desenvolvem um logo. Reunimos aqui alguns erros comuns que você deve evitar durante a criação de um logotipo. Dê uma olhada!


Fique longe de gráficos bitmap

Ao projetar/desenhar um logotipo, a maioria das pessoas escolhem como ferramenta para edição, software de fotografia as quais estão familiarizadas, por exemplo Photoshop. No entanto, este é um erro, porque mesmo as versões mais recentes do Photoshop contem apenas algumas funções vetoriais rudimentares, enquanto logos bem desenhados precisam ser criados em um formato de gráficos vetoriais.
Como regra geral, os elementos gráficos de bitmap devem ser evitados por causa das seguintes razões:
  • Os arquivos não ampliam muito bem e vão ficar horrível quando impresso
  • As versões de alta resolução criam arquivos grandes
  • Você vai encontrar dezenas de problemas ao tentar adicioná-lo a outros trabalhos artísticos

Tipografia e fontes

Evite tipografia inlegíveis em seu logos, isso pode e vai passar uma má impressão aos clientes. Você precisa de fontes e tipografia que de uma determinada forma transmitam uma certa segurança, afinal isso tem um papel importante pois acaba levando o nome de sua marca, produto ou empresa, tente conciliar na criação a forma exata de mesclar o logotipo e fonte  de modo a expressar o sentimento certo. 

Combinação de Cores

Se você optar por uma má combinação de cores para o seu projeto isso irá produzir uma grande falha e as pessoas não vão gostar. Escolher a paleta de cor certa é muito importante na criação, afinal o impacto direto vai lhe dar ganhos de marketing indireto pois seu logo será mais fácil de ser associado pelos clientes. Você não pode escolher cores que não estejam em conformidade entre elas pois isso afeta o tema do logotipo. Além disso, você precisa ter cuidado com a abordagem global da marca que o logotipo representa. Temos sempre que imaginar as situações que o logo vai ser mostrado devemos sempre escolher as cores de acordo, para que o recursos visuais sejam mantidos intactos.

Evite Clip Art

Embora a galeria clipart apresenta-lhe uma infinidade de imagens e logotipos, se você é um designer profissional nosso conselho é: Busque entender o alvo do cliente de modo a proporcionar a melhor definição e associação de sua marca. Na verdade, não há nenhuma problema se inspirar nas imagens artística e "profissionais" dos gráficos presentes na galeria clipart, o que não será muito agradável é que elas acabam sendo muito comuns. Quando se usa uma imagem pronta de galerias a logomarca escolhida pode sempre ser usada simultaneamente por outra pessoa também. Infelizmente, você não pode fazer nada caso o mesmo não estejam devidamente registradas pelos órgãos legais que te darão as propriedade de direitos autorais. Assim, seu logotipo não será capaz de se destacar da multidão! Por isso, a opinião de especialistas sobre isso é que é sempre melhor criar um logotipo original e inovador, para que o  mesmo torne a sua marca unica e facilite o seu destaque entre a multidão.

Complicado

O próprio projeto do logotipo é uma maneira simples de representar uma empresa ou um negócio por isso tem que ser simples, atraente e único. Não faça logos complicados. Evite o uso de efeitos visuais sobre o design de logotipo. A maioria dos logos são vistos quando as pessoas estão em movimento e de passagem por algum veiculo de comunicação onde seu logo pode estar contido para divulgação. Portanto, os logos menos emblemáticos são geralmente os mais simples porque um logotipo complexo é difícil de se lembrar. 









0 comentários:

Postar um comentário

A Fiz agradece o seu comentário!