Logotipos famosos e seus custos

Quando vamos ao supermercado e compramos um produto, ou mesmo quando vemos o logotipo de alguma empresa em um anúncio de revista ou comercial de TV, talvez passe por nossa cabeça questões como: quanto será que custou esse logotipo?
É surpreendente saber que algumas empresas pagaram valores exorbitantes enquanto outras não desembolsaram sequer um centavo para terem seus logotipo desenvolvidos.
Confira abaixo alguns logotipos famosos e os custos por trás deles:

Nike – U$ 35,00

nike
Você sabia que o logotipo da Nike tem um nome? Se chama Swoosh (aquele “certinho”). Foi criado pela designer Carolyn Davidson, em 1971, que recebeu apenas 35 dólares pelo serviço.
Em 1995, a marca abandonou o texto Nike do logotipo, optando por algo mais simples, deixando somente o Swoosh.
Como um agradecimento por seu trabalho, o co-fundador da marca Phil Knight Davidson deu posteriormente à designer um anel de ouro com um diamante e com o Swoosh desenhado, bem como uma quantia não revelada de ações da empresa – supostamente no valor de 600 mil dólares.

BP – U$ 211 milhões

bp
Em 2000, a gigante do petróleo BP (British Petroleum) investiu pesado para mudar sua marca e renovar sua identidade visual.
A empresa contratada para isso foi a agência criativa Landor Associates, que projetou um novo logotipo em um padrão de girassol verde e amarelo, representando a energia em suas diversas formas. O custo deste processo de re-branding? Somente 211 milhões de dólares.

Google – U$ 0

google
Apesar de ser sem dúvida um dos logotipos mais conhecidos no mundo ocidental, o logotipo do Google teve um custo de exatamante zero dólares.
Na realidade, ele foi projetado em 1998 pelo co-fundador Sergey Brin e, embora, obviamente, foi ajustado um pouco desde então, os principais elementos ainda permanecem.

Coca-Cola – U$ 0

cocacola
De forma parecida com o logotipo do Google, a marca Coca-Cola foi criada sem nenhum custo por Frank M. Robinson, contador e amigo do fundador da bebida, o farmacêutico John Pemberton.
Desde então, a marca sofreu somente algumas alterações, porém sempre mantendo seu estilo marcante e atualmente se encontra entre as 10 marcas mais valiosas do mundo.

Olimpíadas de Londres (2012) – U$ 625.000

londres2012
Alvo de muitos comentários negativos na época, o logotipo das Olimpíadas de Londres de 2012 foi criado pela agência Wolff Olins.
Segundo a empresa, o logotipo é “deliberadamente espirituoso e inesperadamente dissonante, ecoando qualidades de uma cidade moderna e ousado como Londres”.
O custo dessa brincadeira: 625 mil dólares.

Pepsi – U$ 1 milhão

pepsi
O re-branding de 2008 da Pepsi foi desenvolvido pelo Arnell Group, que colocou no bolso a quantia de 1 milhão de dólares pelo serviço.
Isso pode parecer muito, mas é uma gota no oceano quando consideramos que a empresa PepsiCo já gastou aproximadamente 1,2 bilhões de dólares em mudanças nas muitas marcas de bebidas que possui.

BBC – U$ 1,8 milhão

bbc
Quando a BBC começou a se mover em direção à internet e televisão digital em 1997, o influente designer gráfico britânico Martin Lambie-Nairn decidiu que era hora de resolver a situação dos logotipos da empresa, que, até então, possuía um para cada departamento, enfraquecendo sua marca principal.
O logotipo anterior, com caixas inclinadas e traços coloridos, causou problemas de resolução na tela do computador e também custou caro para ser impresso nos papéis timbrados de quatro cores em toda a rede BBC.
Para corrigir isso, Lambie-Nairn endireitou as caixas, retirou os traços, e mudou a fonte para Gill Sans – um tipo de letra que havia sido inventado há 60 anos, ou seja, não havia preocupações de ser uma fonte “modinha”. O logotipo não foi alterado desde então e em breve se tornará o projeto mais longo usado pela BBC.











Fonte: HUH Magazine

0 comentários:

Postar um comentário

A Fiz agradece o seu comentário!