Nokia estudava trocar Windows Phone por Android, diz jornal

Antes da aquisição de sua divisão de telefonia móvel pela Microsoft, Nokia avaliava a troca de sistema operacional da sua linha Lumia de smartphones


Nokia Lumia 920
Lumia 920, smartphone da Nokia: empresa estudava a possibilidade de trocar o sistema operacional da sua linha Lumia 
Muito antes de a Microsoft anunciar a compra da divisão de telefonia móvel da Nokia, a empresa finlandesa estava avaliando a possibilidade de lançar sua linha Lumia desmartphones, que rodam Windows Phone, com outro sistema operacional, o Android. De acordo com informações do jornal The New York Times, a Nokia estudava realizar a mudança no final do ano que vem.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o projeto era confidencial, mas um grupo de executivos da Microsoft sabia da sua existência. Ainda de acordo com elas, a troca de sistema operacional não era discutida com a Microsoft e era vista pelo alto escalão da Nokia como uma possibilidade real.
O acordo entre as duas empresas para que a Nokia adotasse o Windows Phone em seus smartphones foi fechado em 2011. Uma das cláusulas previa que os finlandeses poderiam pular fora da parceria, se assim desejassem, no final do ano que vem. Com a compra desta divisão da Nokia pelos americanos da Microsoft, contudo, o futuro do projeto é incerto.
Na ocasião do anúncio da parceria entre as empresas, a Nokia foi muito criticada por não ter direcionado a sua estratégia para o desenvolvimento de smartphones com Android. A justificativa da decisão, explicou Stephen Elop, CEO da Nokia, foi baseada na pergunta: “Qual o grau de influência que teríamos no Android para assegurar a nossa diferenciação?”
Segundo Elop, a resposta para tal questão foi a de que, no longo prazo, as melhores chances da Nokia estavam no Windows Phone. “A batalha não é mais sobre dispositivos, mas sobre ecossistemas”, declarou o executivo na época durante a conferência D9, do blog de tecnologia do jornal The Wall Street Journal, AllThingsD. 










0 comentários:

Postar um comentário

A Fiz agradece o seu comentário!