FOTOGRAFIA DO HUBBLE M15, UM DOS AGLOMERADOS MAIS DENSOS DE ESTRELAS JÁ DESCOBERTO

hubblem15_2

Para ver a foto em tamanho real clique aqui!
De vez em quando quando olhados para o céu vemos algumas estrelas, porém não conseguimos velas como o telescópio espacial Hubble. A foto acima é do aglomerado Messier 15 (ou M15).
Essa foto foi lançada recentemente e é uma fotografia muito especial por ser do M15, que é um dos agrupamentos mais densos de estrelas já descobertas. Ela esta localizada a cerca de 35.000 anos-luz (3,3111848×1017 Quilómetro [km]) de distancia, e se você achou que era uma simples fotografia você esta totalmente enganado, pois  a foto se estende por cerca de 120 anos-luz (1,13526336×1015 Quilómetro [km]) de diâmetro.
Descrição da fotografia feita pela ESA:
Ambas as estrelas azuis muito quentes e estrelas douradas frias, pode ser visto juntas na imagem, tornando-se maior concentração em direção ao centro brilhante do cluster. Messier 15 é um dos mais densos aglomerados globulares conhecidos, com a maioria da sua massa é concentrada no seu núcleo. Assim como as estrelas, Messier 15 foi o primeiro conjunto conhecido para hospedar uma nebulosa planetária, e foi encontrado para ter um tipo raro de buraco negro em seu centro.
As imagens finais é composta de varias fotos tiradas pelo Wide Fiel Camera 3 do Hubble e Advanced Camera for Surveys. Se você quiser obter mais informações sobre o cluster 015 clique aqui para ir ao site Wikipedia ou o site da ESA Hubble.






0 comentários:

Postar um comentário

A Fiz agradece o seu comentário!