Site simula Windows 1.01 direto no navegador

Microsoft-Windows-on-computer_610x416


Os nascidos a partir de 1990 podem não fazer sequer ideia do que seja o Windows 1. A versão 1.01 do Windows foi lançada em 1985 e possui recursos simples se comparados ao sistema operacional atual, o Windows 8.1. A lista de programas disponíveis incluem um Relógio, o Bloco de Notas, um editor de textos e uma versão muito simples do jogo Reversi.
Para relembrar, o desenvolvedor Jaff Par criou um emulador que leva o sistema operacional para dentro do navegador. O emulador foi desenvolvido com JavaScript e está disponível para acesso gratuito na Internet no site jsmachines.net/demos. Além do Windows 1.01, há versões de sistemas dos computadores IBM PC, e outras máquinas antigas com sistemas já obsoletos.
O simulador também possui limites de processamento semelhantes aos da época, com menos de 1 MB de memória disponível e 65K de RAM. Isso significa que abusar de algumas funções simples de programas – como a ferramenta de preencher do Paint, pode travá-lo.
Interessados na história da computação também vão poder ver como vários recursos que hoje são considerados básicos evoluíram nos últimos 30 anos. Abrir várias janelas, por exemplo, era uma tarefa limitada no Windows 1.01. Na época, o sistema era tratado como uma extensão gráfica do MS-DOS, e precisava ser acessado a partir do prompt de comando.
Os poucos programas disponíveis no emulador também são embriões do que se vê hoje em dia. O nome deles ainda está no formato vigente da época, que limitava o tamanho do arquivo a oito caracteres. Para abrí-los, basta clicar no nome do programa (se você estiver em dúvida sobre qual deles é executável, basta clicar em “View” e “Programs” no menu).
Emulador-de-Windows-1
Qualquer documento de texto e imagem criado no simulador pode ser salvo dentro da emulação, mas não pode ser exportado para a sua máquina. Para navegar entre programas abertos, basta clicar nos ícones de disquetes localizados na parte inferior da sua tela.
O editor de texto WRITE.EXE possui funções básicas, como alinhamento de parágrafo, diferentes fontes tipográficas (Helvetica, Courier e Times) e textos no cabeçalho e pé da página, que podem ser modificados nas opções “Character”, “Paragraph” e “Document”.
Já o primeiro Paint, o “PAINT.EXE, possui vários recursos que se mantiveram até as novas versões. Porém, o software não está disponívem em cores. Em compensação, é possível editar padrões, incluir texto e também usar uma ferramenta 3D rudimentar para testá-lo.
Emulador-de-Windows-1-4
Deixe-nos saber nos comentários o que achou.


Fonte: Olhar Digital

0 comentários:

Postar um comentário

A Fiz agradece o seu comentário!