Samsung anuncia novos chips da família Exynos

 De acordo com o site PCWorld, a Samsung anunciou novos SoC (System on a Chip, Sistema em um Chip) Exynos de 32-Bit para smartphones e tablets, equipado com seis (hexa-core) ou oito (octa-core) núcleos, mais não respondeu a pregunta sobre quando lançará seu primeiro chip de 64-Bit.

 Os novos chips foram revelados após a empresa publicar um teaser dizendo "Exynos Infinity" em uma campanha no twitter dias antes da feira Mobile World Congress, em Barcelona. Durante a feira a Samsung lançou o smartphone Galaxy S5, que foi inicialmente anunciado com um SoC quad-core Qualcomm Snapdragon 801, mais que segundo relatos da imprensa  também estará disponível em alguns mercados numa variante com um chip Exynos octa-core.

 Equipado com oito núcleos, o Exynos 5 Octa 5422 foi projetado para smartphones e tablets "premium" enquanto o Exynos 5 Hexa 5260, com seis núcleos, é voltado a smartphones "mid-range", segundo a Samsung. Ambos são híbridos baseados na arquitetura de 32-Bit ARM Corex-A7.

 A ausência de 64-Bit deixa a Samsung atrás de concorrentes como a Apple, que pegou outros fabricantes de aparelhos de surpresa ao colocar o primeiro processador ARM de 64-Bit, o A7, dentro do iPhone 5S em setembro passado. Outras empresas como a Intel, Qualcomm e Media Tek também anunciaram chips de 64-Bit no mercado, embora espere-se que aparelhos concorrentes comecem a aparecer nas lojas no segundo trimestre desse ano.

 O Exynos 5 Octa 5422 tem design similar ao Exynos 5 Octa 5410, um chip de 8 núcleos usado nas versão 3G do Galaxy S4, e ao Exynos 5 Octa 5420, que foi usado em kits de desenvolvimentos. Segundo a Samsung o novo chip é 34% mais eficiente que seus predecessores, e tem 4 núcleos de alto desempenho para tarefas mais simples como chamadas, mensagens de texto e reprodução de músicas.

 Já o Exynos 5 Hexa 5260 tem seis núcleos, divididos entre dois processadores de alto-desempenho rodando até 1.7GHz e quatro processadores de baixo consumo. O chip é 42% mais rápido que os atuais Exynos dual-core, segundo a fabricante.

 Ambos os chips podem controlar telas com resolução de até 2560 x 1440 pixels e são equipados com tecnologia para reduzir o consumo de energia pelas telas. O modelo com oito núcleos suporta câmeras de atá 16 MP e pode exibir vídeo em 4K quando conectamos a monitores esternos compatíveis. O modelo de seis núcleos é capaz de reproduzir vídeos em Full HD (1080p).

 Os dois novos chips implementam a arquitetura big.LITLE da ARM, em que núcleos de alto desempenhos são combinados são combinados a outro de baixo consumo para um melhor equilíbrio entre desempenho e economia de energia, com o objetivo de prolongar a autonomia de bateria de dispositivos móveis. Os núcleos de alto desempenho são baseados na arquitetura Cortex-A15, e os de baixo consumo na Cortex-A7.

Foto: PCWorld

0 comentários:

Postar um comentário

A Fiz agradece o seu comentário!